Malawi, me, friends, stories, and whatever else I generally find interesting that's going on in this world...

Tuesday, October 13, 2009

Vote for me! Just because I'm Asking you to!!!

I know I normally don't write in Portuguese, but in this case, I think it will be easier to understand when the target audience reads it.



Recebi um mail. Igual a muitos outros, embora difere no conteúdo:
-----------------------------------------------------------------------

DIVULGUEM COMO ACHAREM MELHOR E MAIS EFICAZ:

O Museu Guggenheim de Nova Iorque está a preceder a um concurso internacional de Design a que chama COMPETIÇÃO DE ABRIGOS ("Shelter Competition"). Os concorrentes têm de enviar o projecto 3D de um abrigo de acordo com as regras do concurso. Foram admitidos cerca de 600 projectos de 68 países.

Dos 600 projectos foram seleccionados 10 finalistas, entre os quais está o projecto do arquitecto português David Mares. É neste projecto que entra a cortiça, aliás a cortiça é mesmo o elemento do qual é feito o abrigo.

O "CBS - CORK BLOCK SHELTER " é um abrigo construído na versátil cortiça. Mas como se não bastasse a já honrosa posição de pertencer ao TOP 10 deste concurso neste momento o abrigo de cortiça está em 3º lugar na votação do público. Pf acedam ao site do concurso e votem "CBS - CORK BLOCK SHELTER " -

http://www.guggenheim.org/new-york/education/sackler-center/design-it-shelter/vote-for-shelters!

Além do prémio do público, este concurso contempla também um prémio atribuído por um Júri, que será divulgado na Guggenheim Museum's 50th Anniversary Celebration, no dia 21 de Outubro

------------------------------------------------------------------------------


A sério? Precisam de angariar votos desta forma?
Qualquer pessoa com 2 dedos de testa consegue ver o que está mal neste mail.

Votar num design, só por ser Português? Só porque é feita de cortiça?

E que tal seguir os critérios de votação, escolher o melhor design baseado nos critérios de selecção, e votar nesse? Não?

Já agora, os critérios são: The relationship of the shelter to the built or natural environment around it, How does the architecture of your shelter relate to physical location you have chosen for it, How is your shelter placed on the site, In what ways does your shelter take into account the site’s weather, How does your shelter organize space, Thoughtful use of materials, Adherence to the project specs, e Quality of the SketchUp model.

Aposto €50 que 98% dos portugueses que votaram na "caixa de cortiça" nem sequer olharam para os critérios de selecção.


Por mim, os designs “A Bamboo Shelter in a Garbage Dump City” (Philipinas) e “Lagoa Azul Shelter: Between Water and Sky” (USA/Brazil) são de longe muito mais interessantes que uma caixa feita de cortiça.

Isto faz me lembrar outros mails que recebi, para votar numa campanha Online feita pela FIFA, para escolher o melhor jogador de futebol do mundo. No mail explicava como se podia "crackar" o sistema, e votar em todos os Portugueses. Várias Vezes.

Embora neste caso em concreto, a FIFA descobriu a "falcatrua" e desqualificou muiiitos votos (não ganhou um português)

Já que terminou o prazo de votar online, escrevi um mail aos organizadores do evento (Podem fazer o mesmo: annualfund@guggenheim.org ) a explicar esta situação, e a perguntar se existem formas de detectar este tipo de manipulação de resultados. Espero receber uma resposta até dia 21 de Outubro (Data que vão escolher o design vencedor), que vou publicar aqui num update.

Stay tuned!

No comments: